Como pagar INSS como autônomo? Saiba!

Entenda como pagar INSS como autônomo e inicie as suas contribuições o quanto antes. Ao entender como pagar INSS autônomo é possível regularizar a sua contribuição, a partir daí você passa a ter direito a todos os benefícios de quem é vinculado.

Atualmente o INSS tem uma abrangência universal que permite a filiação de todos os trabalhadores. O trabalhador autônomo é aquele que exerce atividade remunerada por conta própria, ou seja, sem vínculo empregatício com alguma empresa pública ou privada.

Como pagar INSS como autônomo?

Já tem algum tempo que a Previdência criou esse programa destinado à contribuição do autônomo. É muito importante regularizar a sua contribuição pelo INSS para que você tenha direito a todos os benefícios do governo. Entenda mais a respeito e saiba como dar entrada no seu. Você já pode consultar a Tabela INSS 2022 atualizada.

Se você exerce atividade remunerada e ainda não é contribuinte, entenda como fazer para regularizar. Você passa a ter muitos direitos perante a Previdência.

Tipos de Contribuição INSS

Esse tipo de contribuição ainda gera dúvidas em algumas pessoas, isso é totalmente normal. O correto a se fazer é buscar informações e conhecimentos sobre o assunto para que você possa dar entrada na sua contribuição o quanto antes.

contribuição ao INSS como autônomo é apenas um dos tipos disponíveis aos trabalhadores. Ao todo estão disponíveis os seguintes tipos de contribuição:

  • Empregado – aquele vinculado a contrato CLT com uma empresa;
  • Empregado doméstico – aquele que exerce atividade remunerada contínua na casa de família;
  • Contribuinte avulso – contratado por meio de sindicatos e órgãos gestores de mão de obra;
  • Segurado especial – trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar;
  • Segurado facultativo – não exerce atividade, mas deseja contribuir com o INSS;
  • Contribuinte individual – que exerce atividade por conta própria.

Analisando os tipos de contribuição ao INSS você vai perceber que se encaixa na categoria de contribuinte individual. Antes as pessoas que conheciam esse tipo de contribuição como “autônoma”, mas agora ela é chamada na legislação de contribuição individual ao INSS.

É necessário que você avalie os tipos para ter certeza que se encaixa na contribuição individual. Pode ser que o contribuinte confunda, quando na verdade ele se encaixa em outro tipo, mas o próprio atendimento do INSS te dará um posicionamento a respeito.

Como Pagar INSS como Autônomo?

É necessário entender como esse processo funciona para que você possa começar a pagar a sua contribuição. Como citado anteriormente é comum que várias pessoas tenham dúvidas a respeito de como esse processo funciona.

Para entender melhor como pagar o INSS como autônomo entenda que você precisa exercer atividade por conta própria ou prestar serviços de natureza eventual em empresas sem vínculo empregatício.

Você deverá procurar a agência da Previdência Social mais próxima de você. No atendimento você deverá solicitar a sua contribuição ao INSS. Para isso será necessário a comprovação de atividade remunerada para terceiros. Você pode pagar de acordo com a remuneração mensal que você receber.

O contribuinte individual pode optar pelo MEI – Microempreendedor Individual. Nestes casos a regra de contribuição é um pouco diferente e cabe a cada contribuinte analisar o que é mais benéfico a ele.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta